Pesquisar neste site...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-Feira da Paixão: Uma Data Simbólica


Hoje, dia simbólico conhecido como "Sexta-Feira da Paixão", é quando os cristãos, principalmente os católicos, lembram a crucificação de Jesus. Das datas religiosas, este dia pode ser considerado para alguns fiéis como o mais importante de todos.

Obviamente, hoje não é o dia verdadeiro que Jesus "morreu", pois este é um feriado móvel, definido a partir das próprias fases lunares. E mesmo que não fosse um feriado móvel, seria muito difícil para a ciência prever, com exatidão, a data que Jesus foi crucificando, uma vez que não existem evidências científicas. 

Por outro lado, é uma data que merece respeito, mas sem exageros.

Quando digo respeito, é no sentido de lembrarmos o VERDADEIRO motivo pelo qual Jesus veio a Terra; é um dia relevante para fazer uma avaliação crítica de nossas atitudes, se estamos ou não seguindo os exemplos do mestre, etc. 

Dessa forma, a melhor PENITÊNCIA é não fazer o mal. Ficar sem comer carne ou qualquer outro tipo de jejum, tem que ser feitas de forma crítica: "Até quando, a abstinência de alimentos melhorará minhas aptidões morais?".

E alem do mais, temos que ter cautela ao afirmar que "Jesus morreu para livrar os nossos pecados". Ele veio à Terra em missão, para servir de exemplo para nós; mas ele JAMAIS poderia apagar/deletar/extinguir pecados de pessoas que ainda nem estavam vivendo na Terra! E como uma pessoa pode morrer para pagar dívidas por outras?

Portanto, que o hoje seja um dia simbólico que nos leve a uma profunda reflexão a respeito dos passos do missionário Jesus. E que possamos, criticamente, refletir as nossas atitudes perante a vida: estamos pendulando para o bem, ou para o mal?

Luz e Paz a todos!

______________________________________________________

Uma nota sobre a imagem.

A imagem que está nesta postagem foi retirada deste LINK, e nos mostra Jesus pregando para os seus seguidores.

Infelizmente muitos católicos (principalmente) fazem uma adoração demasiada pela figura da cruz; evitei colocar uma fotografia de Jesus crucificado para não ajudar nessa adoração material, pois acredito que devem ser relembrados os momentos de pregação do mestre, seus exemplo em vida; e não apenas uma figura material que simboliza a sua morte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...