Pesquisar neste site...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tradição Religiosa: Novos Rumos



Tradição é um costume que vem do passado, e que é transmitido de geração para geração. Comumente, a tradição está ligada diretamente com rituais religiosos, uma vez que estes estão inseridos dentro da cultura.

O que me chamou a atenção nos últimos dois anos, é que, a partir de uma pesquisa científica que estou fazendo, vi que existem instituições religiosas que tentam ao máximo permanecerem com os seus respectivos costumes. O Espiritismo, por exemplo, representado principalmente pela Federação Espírita Brasileira (FEB), vem por muito tempo tentando padronizar os Centros Espíritas espalhados pelo Brasil através do Movimento Espírita.

Por outro lado,  vemos que novas formas de pensar surgem em todas as religiões/ideologias, como  os movimentos espírita mais radicais, ou espiritualistas, que pregam uma universalidade religiosa, pouco dogmática e ritualística. Isso, por sinal, apresenta uma visão bem diferente da FEB, pois esta presa pelas obras básicas de Allan Kardec, e ao mesmo tempo é pouco receptiva a outras leituras que "saiam dessa linha".

Os católicos também estão repletos de novos caminhos! O Padre Fábio de Melo é um exemplo singular! Para entender os pensamentos universalistas deste padre, escutem uma de suas várias músicas! Sugiro “Contrários”! Vemos em suas melodias que ele se apega quase que nada aos rituais! As letras são bastante otimistas, envia conselhos, pensamentos, esclarecimentos...

Outro fato que me chamou bastante a atenção, agora no meio evangélico,  foi o de um pastor que foi responsável por uma cerimônia de casamento que fui semana passada. Na referida cerimônia, ele fez parte do ritual católico de casamento, todavia, com várias alterações, como exemplo a pregação, que foi no sentido de dar conselhos, evitando palavras decoradas. E o que mais me surpreendeu, foi que ele citou várias vezes o Santo Agostinho de forma positiva, onde este servia de exemplo para suas palavras! Isso é raro! É raríssimo um pastor de uma igreja evangélica reconhecer um santo católico como exemplo de vida! 

Assim, esses tipos de situações descritas me deixam mais feliz, porque nos mostram que as tradições das religiões estão tomando outros rumos! O conservadorismo, aos poucos, vem perdendo espaço para os “líderes religiosos” (padres, pastores, anciões, etc) que estão com novos pensamentos! Isso é um avanço? Claro, pois sabemos que os rituais e tradições pouco importam, uma vez que o pensamento e as atitudes atuais em benefício do próximo é que realmente são relevantes!

Luz e Paz a todos!
Boa Semana!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...