Pesquisar neste site...

domingo, 24 de junho de 2012

A Vida Após a Morte

O que vem depois da morte?
Por que morremos?
Existe céu e inferno?

Perguntas como estas acima são feitas diariamente por inúmeras pessoas. As respostas são as mais diversas, entretanto, o nosso atual estágio de consciência não permite resposta como "Se você for bom, vai para o céu, se for mau, para o inferno". Assim, nossa consciência almeja respostas que estão de acordo com a nossa realidade intelectual, ou seja, respostas que não contradiz a ciência.

Então, quais são as respostas?

Após 14 anos de conhecimento espíritas, e outros 5 de espiritualistas de modo geral, acredito que consiga responder essas três questões:

1 - O que vem depois da morte?
Depois da morte, vem a vida. Pois a verdadeira vida é o que tem depois da "morte". Todavia, não espere uma vida pacata e de inútil adoração a Deus. O mundo espiritual é mais complexo do que as noções de vida que temos, por isso, prepare-se para trabalhar e estudar.

2 - Por que morremos?
Na verdade, a pergunta que deveria ser feita é "Por que vivemos?". Vivemos pois precisamos evoluir. Somos seres criados por Deus, mas Ele nos criou simples e ignorante. Precisamos alcançar a perfeição, e isso seria impossível se vivêssemos apenas uma única vida. Se você consegue alcançar a perfeição em apenas uma única vida, parabéns! Você é o único!

3 - Existe céu e inferno?
Para um detento, a prisão é um inferno, e a liberdade o céu. As noções de céu e inferno vão alem das afirmadas pelas religiões ortodoxas/dogmáticas. Não existe apenas um "céu" e um "inferno". O que existe, na verdade, são colônias espirituais e umbrais que ficam acima da crosta terrestre. As colônias espirituais servem de abrigo aos espíritos bons ou os que almejam fazer o bem, mesmo não tendo condições para isso. Os umbrais são lugares sombrios, e neles, estão presentes espíritos vingativos, maldosos, rancorosos, orgulhosos, entre várias outras características. A palavra "inferno" pode ser comparada com os umbrais. Mas fique tranquilo, os espíritos não ficam "a eternidade" nos umbrais. Quando se arrependem verdadeiramente dos males que fizeram, espíritos de luz os resgatam e preparam para novas experiências no mundo físico, ou seja, novas reencarnações. Não existe punições eternas.

Por hoje é só!
Bom início de semana a todos!

8 comentários:

Marlene Oliveira disse...

Junior, valeu! Muito esclarecedor! Um abraço :)

Nelio Júnior disse...

Marlene,

Obrigado pelo comentário!

Volte sempre!
Luz e Paz

Denise disse...

Explicação muito clara e importante para divulgação da doutrina. Em céu e inferno, é interessante esclarecer q céu e inferno podem ser estado de espírito. Gostei muito de seu blog. Muita paz!

Nelio Júnior disse...

Denise,

Obrigado pela visita!
Conto com sua presença sempre!

Bem oportuna a sua observação, pois, o "inferno" e o "céu" são realmente nosso estado de espírito.

Algumas pessoas mesmo encarnadas estão no inferno...

Luz e Paz

Camila Esteves disse...

Será que alguém poderia me ajudar? É que sou fruto de um desvio de caminho - meus pais são separados. Um amigo espírita me disse que as pessoas se desviam do caminho quando os espíritos levam elas a fazerem isso. Isso significa que minha mãe não me planejava ter antes de encarnar , e muita gente sofreu muito por conta da minha existência. Agora ela está com a pessoa que creio ser a pessoa certa pra ela.
Meu problema é que, pelo que entendi, EU levei minha mãe a se desviar do caminho, sendo oportunista para que eu pudesse nascer. Estou me odiando por isso. Mas meu amigo me disse que talvez não foi assim que aconteceu, que alguns desvios acontecem porque TIVERAM de acontecer, ou seja, que minha mãe se desviou do caminho dela porque eu TINHA de nascer.
Mas não sei... Realmente não sei... Se eu TINHA de nascer, quer dizer que tenho um propósito aqui, certo? Mas não sei, estou perdida... Alguém poderia me ajudar? ):

Nelio Júnior disse...

Camila Esteves,
boa noite.

Vou tentar esclarecer um pouco a sua dúvida...

Tudo o que acontece em nossas vidas é devido a permissão de Deus. Não cai uma folha no chão sem que Deus permita. Deus é soberanamente JUSTO e BOM, sendo assim, ele só permite que fatos justos e bons aconteçam. Partindo desse princípio, se você nasceu, é porque seu nascimento e vida é algo necessário tanto para o seu aprendizado, como para o da sua mãe e familiares.

Quando estamos no plano espiritual, antes de nascermos/reencarnarmos, traçamos um rumo para nossa vida, escolhendo a família e situação que mais facilitem o nosso aprendizado e progresso espiritual. Você foi planejada, sua vida foi planejada no plano espiritual, tanto por você como por sua mãe. Vocês planejaram o seu nascimento. O fato de sua mãe ter "desviado" do caminho para te gerar, não exclui o fato que você nasceria. Talvez, não era pra você ter nascido diretamente desse caminho "desviado", mas que você iria nascer nessa família, com sua mãe e pai, pode ter certeza que sim.

O que quero dizer com isso?

É que vocês (mãe, pai, você, familiares) tem um vínculo espiritual de vidas passadas, e precisam estar juntos para aprender a se amarem. Sendo assim, é óbvio que você tem sim um propósito aqui. Você, eu, todos nós temos um propósito. Somos seres em evolução, e precisamos adquirir o AMOR e a SABEDORIA. Esse é o seu propósito, o meu, o nosso, e o de toda humanidade.

Em resumo, a situação que você foi gerada pode não ter sido planejada; mas o seu nascimento foi planejado sim, porque é necessário. E como eu disse, Deus é justo e bom, dessa forma, essa situação de você ter sido gerada de um "desvio de caminho" servirá tanto para o seu aprendizado, como dos familiares de modo geral.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Caminhe alegre e otimista.
Luz e Paz

Anônimo disse...

sua esplicasao de ceu e inferno e muito pobre esplique mais.

Nelio Júnior disse...

"Anônimo",

Agradeço seu comentário, seja sempre bem vindo (a) ao Nova Era!

Essa postagem teve como objetivo principal resumir a noção de vida após a morte e a relação disso com o chamado céu e inferno.

Realmente ela é uma síntese; ainda não fiz no Nova Era nenhuma postagem mais detalhada sobre o assunto, por isso agradeço a crítica, e fica ai a sugestão para uma futura postagem.

Obrigado.
Luz e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...