Pesquisar neste site...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Espiritualidade x Religiosidade

Boa Tarde caros leitores do Nova Era!

Primeiramente quero agradecer aos acessos, que só tem crescido nos últimos dias! Muito obrigado a todos! É gratificante saber que as pessoas estão lendo o que a gente vem postando por aqui, e espero, sinceramente, de que alguma forma este blog possa estar sendo útil as pessoas.

Estou relendo o livro Universalismo Crístico (imagem logo ao lado →→)  do Roger Bottini Paranhos, e, novamente, me fiz a pergunta: Será que estamos preparados pra sairmos dessa religiosidade dogmática e entrarmos em uma nova concepção de mundo, baseada na Espiritualidade?

Eu não responderia essa pergunta de forma positiva. Assisti hoje um documentário no TV Escola mostrando a cultura da Índia, que está, claro, ligada diretamente com a religião. Eles fazem oferendas e rezas ao "deus sol" diariamente nas margens do Rio Ganges. Esses povos hinduístas acreditam que se esse ritual arcaico não for feito, eles não obterão benefícios dos deuses. Na imagem abaixo, um senhor, a esquerda, retira água do "rio sagrado", oferece ela aos deuses, e depois a devolve ao rio.

fonte: http://noticias.r7.com/internacional/fotos/imagens-do-dia-20100330-18.html

Diante desse exemplo, eu fico pensando: o mundo consegue largar suas tradições culturais religiosas que justificam sua existência de forma conveniente a realidade social em que eles próprios querem acreditar? Será que é tão fácil assim, usando a expressão de Ramatís no livro "Universalismo Crístico", sair dessa "zona de conforto" e abrir mão desse mundo ilusório que vem sendo criado ao longo dos tempos?

Eu não tenho a resposta, mas espero que ela seja motivadora...

Por hoje é só caros leitores. 
Se gostarem, cliquem em "Curtir"! E não esqueçam de deixar um comentário!
Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...