Pesquisar neste site...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bíblia


Bom Dia!

Já tem um tempo que não faço postagens narradas diretamente por mim, eis esta então. Hoje vou falar da Bíblia, de forma rápida e com palavras simples.

Desde criança, fui católico por tradição familiar. De idas e vindas, aconteceu um fato onde tornei-me espírita. Por que estou contando isso? Porque eu sempre tive descrença da Bíblia, mesmo antes sendo católico.

O que acontecia é que esse Livro Sagrado sempre tinha linguagens que na época me parecia "desconexas" e muitas vezes contraditórias, como exemplo aquela "passagem" onde chega a mãe de Jesus em um lugar que ele está fazendo pregação, ao invés dele ir receber ela, ele diz: "Quem são minha mãe e meus irmãos?". Aquilo me pareceu uma contradição com o "honrai vosso pai e vossa mãe". E também tem aquela outra onde ele diz que "Eu não vim trazer a paz, mas sim a divisão" (ou algo assim). Eu poderia citar inúmeras, mas me restrinjo a essas.

Quando as pessoas me perguntavam sobre a "Bíblia", eu dizia que não acreditava nela. Contudo, depois de certos esclarecimentos que tive e estou tendo, e como já disse várias vezes por aqui, esse Livro deve ser interpretado retirando o "véu das letras". 

Mas o que é isso?

Isso é o mesmo que dize que você, ao ler as histórias bíblicas, deve contextualizar. Entender pra quem, em qual época e como foi dito tais palavras. E mais, com o passar do tempo, os interesses das classes dominantes, do antigo clero, que garantia temos que propositalmente as palavras não foram alteradas? E finalmente, as famosas traduções? Tem palavras que existem em uma língua, mas sequer existe em outras. Naquela época, no hebraico, não existia "a menina" "o menino" era apenas "menina" "menino".

Agora a propaganda. Um ótimo livro que retira as passagens bíblicas mais polêmicas e trata elas por uma ótica livre de dogmas e preconceitos, é o Evangelho Segundo o Espiritismo. Você também pode optar por diversos livros estritamente científicos sobre o assunto.
Por hoje é só! Bom resto de semana a todos!

5 comentários:

Marlene Oliveira disse...

Oi Jr, bom saber que você "redescobriu" a Bíblia, ela é essencial!

O ESE (Evangelho Segundo o Espiritismo) tem realmente explicações lógicas e interessantes sobre a Bíblia, Novo Testamento.

Ótimo post!

No mais, Paz!

orvalho do ceu disse...

Olá,
Venho convidar-lhe para o meu post do dia 15 onde participamos um número considerável na BCFV em que debateremos a JUVENTUDE...
Participe vc também!!!
Seja sempre muito bem vindo(a)!!!
Bjs de paz
http://espiritual-idade.blogspot.com/

Daniela disse...

Olá Jr,o ESE é muito importante para esclarecer nossas dúvidas, lindo post,que nosso irmão maior Jesus, possa continuar te iluminando, grande abraço fraternal.

Nelio Júnior disse...

Obrigado Marlene e Daniela pelos comentários! Sejam sempre bem vindas por aqui! A Marlene já é de casa... kkk

Então, acho que esse processo de "redescobrir" a Bíblia foi muito importante, e espero sempre continuar recebendo boas influências para manter o NOVA ERA no ar com coerência e veracidade.

Obrigado novamente pelas visitas!

Nelio Júnior disse...

orvalho do ceu, obrigado pela visita e pelo convite! não deu pra comentar antes pq o Blogger está dando problema com alguns comentários, que só aparecem bem depois de serem postados.

Luz e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...