Pesquisar neste site...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Da Arte a Espiritualidade - Wassily Kandinsky

                                                Wassily Kandinsky
Boa Noite!

Estava lendo a revista "Jesus Está Chegando" da LBV na sua edição 104 e quando cheguei a página 51, que por sinal estava falando de "A Velocidade Não Existe", vi essa tela do Wassily Kandinsky 1866-1944 (artista russo porem de nacionalidade francesa, sendo o primeiro pintor ocidental a produzir telas abstratas). O interessante é que olhando superficialmente, você pode ter a falsa idéia de que nela há apenas formas geométricas espalhadas sem sentido, sem uma lógica ou razão. O que poucas pessoas fazem ao ver uma obra abstrata é fazer uma pergunta básica para ela: "Por que você está ai?"

Pode ter certeza de que ninguém faz alguma coisa sem propósito algum; talves o motivo de criar pode ser desconhecido até mesmo por quem cria, mas há um.

Quando vi a obra fiz algumas associações e interpretações, mas não quer dizer que as minhas são certas ou únicas, cada um tem um foco para ver as coisas... No meu caso, vi o que estava evidente (para mim):

  • Círculos: observe bem, eles estão separados, em posições diferentes e cores diferentes. Em volta da maioria há uma espécie de áurea e atmosfera: são os mundos, outros planetas, outras vidas fora da Terra;
  • Triângulos: talves os mais polêmicos para mim; vejo neles claramente as Pirâmides do Egito. Pode-se ver no topo da primeira pirâmide uma antena, mas o que uma antena estaria em uma pirâmide? Talves de uma forma simbólica, pra nos dizer que mesmo sendo uma civilização antiga, os egípcios já conheciam os segredos dos cosmos e se comunicavam (ou tentavam) com outras civilizações. Vejo isso porque pelos traços dos vários triângulos dessa tela temos linhas retas se encontrando com os círculos (planetas), e muitas vezes formando um desenho de uma antena. Tem um círculo dentro da pequena pirâmide "verde com marrom", nesse círculo, que mais parece um observarório, dá pra ver 3 telescópios! Lógico que esses telescópios são simbólicos e indicam o conhecimento dos egípcios!
  • Retângulos paralelos: isso, temos em uma espécie de base vários retângulos formando prédios um colado no outro logo no lado esquerdo da tela, abaixo da bola vermelha. São os prédios simbolizando as cidades. Mas existia prédios assim na época desse pintor? Não sei...
  • "Meio círculos": ao longo de toda a tela, vemos a metade de círculos formando umas espécies de montanhas ou morros, pode-se dizer que são as montanhas das épocas antes de Cristo ou os morros encontrados hoje em dia em cidades como o Rio de Janeiro.
Essas são algumas das coisas que eu consegui ver, entender... Você pode olhar e não abstrair nada disso que falei, pode interpretar outra realidade, isso que é bom nas telas abstratas! Você pode! Todos podemos!

Tente você agora! O que você consegue ver?

4 comentários:

Mariane disse...

Nelio, seu blog esta lindo!! Não tenho muito pra dizer...mais continue postando!! O que vc escreve são conheçimento! Que nem o Et Bilu diz: " Busquem conhecimento!" haha...então..
Bjos ;)

Jr disse...

Oi MarianEEEEEEE!!! kkkk Obrigado pelo comentário!

Seja sempre bem vinda aqui!
Um dia postarei algo do ETBILU!!!! kkkkkkkkkk Mas temos que convencer o Felipe dedar a entrevista! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs

ValériaC disse...

Muito interessante a tela.... e também a sua interpretação dela...realmente dá margem a muitas idéias...tenha um abençoado final de semana amigo...
Um abraço
Valéria

Jr disse...

Oi Valeria!
Obrigado pelo comentário!

Tenha também um ótimo fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...