Pesquisar neste site...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

HÁ ESPÍRITOS?


1. A dúvida, no que concerne à existência dos Espíritos, tem como causa primária a ignorância acerca da verdadeira natureza deles. Geralmente, são figurados como seres à parte na criação e de cuja existência não está demostrada a necessidade. Muitas pessoas, mais ou menos como as que só conhecem a História pelos romances, apenas os conhecem através dos contos fantásticos com que foram acalentadas em crianças.

Sem indagarem se tais contos, despojados dos acessórios ridículos, encerram algum fundo de verdade, essas pessoas unicamente se impressionam com o lado absurdo que eles revelam. Sem se darem ao trabalho de tirar a casca amarga, para achar a amêndoa, rejeitam o todo, como fazem, relativamente à religião, os que, chocados por certos abusos, tudo englobam numa só condenação.

Seja qual for a idéia que dos Espíritos se faça, a crença neles necessariamente se funda na existência de um princípio inteligente fora da matéria. Essa crença é incompatível com a negação absoluta deste princípio. Tomamos, conseguintemente, por ponto de partida, a existência, a sobrevivência e a individualidade da alma, existência, sobrevivência e individualidade que têm no Espiritualismo a sua demonstração teórica e dogmática e, no Espiristimo, a demonstração positiva. Abstraiamos, por um momento, das manifestações propriamente ditas e, raciocinando por indução, vejamos a que consequências chegaremos.

O Livro dos Médiuns
Allan Kardec

Um comentário:

Marlene Oliveira disse...

Oii, vim ver as mudanças e encontrei novo post. Muito apropriada a indagação, Junior. Se acreditamos em espíritos abre-se uma gama de possibilidades. Se não acreditamos, dúvidas surgem. Seres humanos são feitos - simplificando - de corpo físico e espírito (ou como alguns designam, alma). Se é uma parte de nós, como então não acreditar? No entanto ouvimos de tantas pessoas: "não acredito".

Amei as imagens, o post ficou lindo, nota dez!

Paz e bem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...