Pesquisar neste site...

domingo, 22 de novembro de 2009

Esperanto: Uma Nova Língua para uma Nova Humanidade

"O esperanto é a língua planejada mais vastamente falada. Ao contrário da maioria das outras línguas planejadas, o esperanto saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semilíngua (uso em algumas poucas esferas da vida social).

Suas regras fundamentais estabelecem critérios de expansão lógicos e naturais, de modo que a língua se enriquece continuamente, seja através dos usos que se faz dela, seja agregando conteúdos novos, que não existiam em seus primórdios.

Seu iniciador, Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887, com a intenção de criar uma língua de muito fácil aprendizagem, que servisse como língua franca internacional, para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes). O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia no aprendizado dos demais idiomas."

O Esperanto é usado por diversas religiões, e seu uso está relacionado diretamente com a Nova Era: "Um só rebanho a um só pastor", um só idioma a uma só humanidade...

___________________

fonte: novaera.org

Um comentário:

Marlene Oliveira disse...

Oi Jr!
Há tempos ouço falar dessa língua, vejo cartazes de cursos, nunca me interessei porque sou uma pessoa que queria que o mundo todo estivesse traduzido para o português. Mas quem gosta de aprender novos idiomas, um ótima idéia!
:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...